Notícias
Postado em 28 de junho de 2022 as 13:03:02
Um protocolo de cuidado para o manejo de pacientes que convivem com a diabetes está sendo elaborado pelas equipes técnicas das diretorias de Vigilância em Saúde e de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o objetivo de direcionar as ações da rede municipal de saúde visando ao aprimoramento da assistência a essas pessoas.
Será um documento direcionador para que os profissionais saibam como conduzir cada caso, abordando desde o diagnóstico, tratamento e monitoramento, além de incentivar ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde nas unidades da rede.
Nesse processo, estarão envolvidos todos os profissionais de nível superior da rede, incluindo médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas e demais profissionais.
“O que o Município busca, por meio dessas diversas ações e atuações das equipes de saúde, integradas ao [Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica] Nasf-AB, ao programa Assistência Farmacêutica Mais Perto e o projeto Saúde em Todo Lugar, é ampliar o acesso e melhorar o cuidado dos pacientes diabéticos, fazendo o controle da doença para evitar possíveis complicações”, pontuou o farmacêutico e coordenador da Farmácia da Família, Pablo Maciel.
Esse protocolo condensa as melhores evidências científicas atuais para controle da diabetes no município e está amparado no protocolo da Sociedade Brasileira de Diabetes do ano de 2022, além dos protocolos de tratamentos de diabetes tipos I e II do Ministério da Saúde de 2019 e 2020.
A diretora de Atenção Básica, Camila Ribas, reforça que a criação desse instrumento servirá de base para os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS). “Isso vai ajudar tanto na conduta dos profissionais de saúde, quanto também para os pacientes que terão acesso ao melhor cuidado e assistência possível na rede municipal. Significa mais qualidade de vida para essas pessoas”, finalizou a diretora.