Notícias
Postado em 7 de maio de 2025 as 13:26:07
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na manhã desta quarta-feira (7), a vacinação contra a gripe em funcionários da agência dos Correios do Centro de Vitória da Conquista, que passaram a fazer parte do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe. A vacina influenza trivalente (INF3) protege contra cepas do vírus H1N1, H3N2 e B/linhagem Victoria.
O atendente dos Correios, Fernando de Jesus, trabalha diretamente com o público há muito tempo e falou da importância de receber a vacina para se proteger do vírus. “A gente lida com as pessoas, com atendimento ao público há muito tempo, e principalmente nessa época que tem a circulação do vírus, a vacina é muito importante e essa facilidade de a gente poder tá vacinando é muito importante”, disse.
- Fabrício Santana
- Fernando de Jesus
- Petrônio Andrade
O coordenador de atendimento, Fabrício Santana disse que todos os anos se vacina contra a gripe e declarou que a ação da secretaria na própria agência facilitou para garantir a vacinação deste ano. “Eu acho a ação muito importante e como a gente trabalha o dia todo, até para sair é mais complicado, então, no local de trabalho facilita muita a vida de todos nós”, declarou.
O gerente da agência dos Correios de Vitória da Conquista, Petrônio Andrade, elogiou a inclusão dos funcionários dos Correios na lista de público-alvo da campanha diante do contato constante e diário com diversas pessoas. “É de suma importância porque a gente trabalha com muitos clientes, e muitas vezes a gente não sabe se a pessoa está gripada, como agora mesmo que houve mudança climática. E a vacinação acontecendo aqui, facilita para o funcionário, ele não precisa estar se deslocando a um posto de saúde, ficou bem mais fácil, bem mais prático e mais rápido. E a gente também ganha com isso, tanto o funcionário como a população. A gente também está dando um exemplo, vacinando e incentivando as pessoas a se vacinarem também”, enfatizou.
- Katarina
- Equipe de imunização
A coordenadora municipal de Imunização, Katarina Fontes, destacou a mobilização da Secretaria Municipal de Saúde em realizar a vacinação em pontos estratégicos da cidade para ampliar e facilitar o acesso da população à vacina. “Além das unidades de saúde, nós estamos realizando a vacinação contra a gripe em pontos estratégicos onde se encontra o público-alvo, por exemplo, já tivemos em escolas, em estabelecimentos de saúde, em empresas de transporte rodoviário. E hoje estamos nos Correios, já que esses trabalhadores passaram a integrar o grupo prioritário como estratégia de 2025, uma das novidades desse ano. Estaremos também, a partir dessa semana, às sextas-feiras, nos shoppings e em outros pontos estratégicos para encontrar esse público elegível da vacinação contra a gripe”, disse.
Confira abaixo a relação do público-alvo da campanha:
*Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
* Gestantes e puérperas;
* Idosos com 60 anos ou mais de idade;
* Povos indígenas e quilombolas;
* Pessoas em Situação de Rua;
*Trabalhadores da Saúde, Portuários e dos Correios;
* Professores do ensino básico e superior;
* Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas;
* Pessoas com deficiência permanente;
* Caminhoneiros;
* Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário (motoristas e cobradores) para passageiros urbanos e de longo curso;
* População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.