A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o boletim referente à 24ª Semana Epidemiológica, que compreende o período de 8 a 14 de junho de 2025. Os dados exportados do Sistema Sinan Online, na última segunda-feira (16), indicam um cenário de atenção à dengue no município.

Na última semana, foram notificados 46 novos casos de dengue. Já a chikungunya registrou apenas uma notificação, e nenhum caso de zika foi reportado no período. Não houve registros de hospitalizações confirmadas para nenhuma das três arboviroses.

O panorama anual reforça a necessidade de vigilância constante. Até o momento, em 2025, Vitória da Conquista contabiliza 2.479 casos notificados de dengue. Desses, 339 foram confirmados e 465 descartados. Há um número significativo de 396 casos ainda em investigação e 1.279 classificados como inconclusivos, o que demanda acompanhamento.

Para chikungunya, foram notificados 93 casos com seis confirmações e 48 descartados. Trinta e nove casos permanecem em investigação. A zika, embora com menor incidência, apresentou cinco notificações anuais com um caso confirmado e quatro descartados.

É importante ressaltar que em 2025, até a presente data, não foram registrados óbitos por dengue, chikungunya ou zika, em Vitória da Conquista.

Alerta e recomendações

Os dados da 24ª Semana Epidemiológica reiteram a importância das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor das três doenças. A população é fundamental nesse processo, adotando medidas preventivas, como:

  • Eliminar focos de água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas e outros recipientes;
  • Manter caixas d’água e tonéis bem fechados;
  • Limpar calhas e lajes;
  • Utilizar repelentes;
  • Procurar a unidade de saúde mais próxima ao apresentar sintomas como febre alta, dores de cabeça e no corpo, manchas vermelhas na pele e náuseas.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os dados apresentados estão sujeitos a alterações, uma vez que o Sinan Online é um sistema dinâmico e as informações são constantemente atualizadas. A Vigilância Epidemiológica continua monitorando de perto a situação e orientando as ações de saúde pública no município.

Vacinação

A vacina contra a dengue está disponível nas unidades de saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Segundo o Ministério da Saúde, essa é a faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para obter mais informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, em Vitória da Conquista, você pode entrar em contato com a SMS, por meio do Centro de Controle de Endemias, pelo número (77) 3429-7421.