A Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), confirmou o quarto caso confirmado de monkeypox (varíola dos macacos), em Vitória da Conquista, na última quinta-feira (13).

O caso, confirmado por investigação clínico-laboratorial, é de um paciente do sexo masculino, da faixa etária de 40 a 45 anos, sem histórico de contato com caso confirmado. Ele teve início dos sintomas no dia 19 de setembro e apresentou quadro clínico estável, sem complicações. O paciente recebeu alta nessa quinta-feira (13), após cumprir o isolamento domiciliar de 21 dias, após o desaparecimento das lesões.

Até esta sexta-feira (14), a Vigilância já notificou 11 casos suspeitos de monkeypox no município, sendo quatro deles confirmados para a doença e sete descartados.

Notificação

Qualquer pessoa que apresente sintomas característicos da monkeypox – febre alta súbita, dor no corpo, adenomegalia (aumentos dos gânglios), fraqueza e dor nas costas, com a presença de erupções cutâneas – e que tenha viajado para área de circulação do vírus ou que teve contato com caso suspeito ou confirmado da doença, deve entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica municipal, pelo telefone 3429-7405, ou procurar a unidade hospitalar ou unidade de saúde mais próxima para avaliação médica.