As quatro unidades de saúde que funcionam com horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, e também aos sábados, das 8h às 13h, não funcionarão mais aos sábados, devido à baixa procura por atendimento neste dia. Durante a semana, os horários da Unidade de Saúde Nova Cidade, USF Nelson Barros, Unidade Básica de Saúde (UBS) Régis Pacheco e UBS Admário Silva Santos continuam inalterados. A determinação passa a valer já no próximo sábado (21).

Nas segundas e terças-feiras, a UBS Admário Silva Santos contará com mais um profissional médico para ampliar a capacidade operacional dessa unidade nesses dias.

A suspensão do atendimento aos sábados foi definida após análise dos dados do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) destas unidades, nos meses de abril e maio de 2025, quando foi verificada a baixa procura por atendimento neste dia específico, sendo registrado um total de 298 atendimentos nas quatro unidades neste período, configurando uma média de 33 atendimentos/sábado e oito atendimentos por unidade.

Neste mesmo período, foi registrado nestas unidades um quantitativo de 4.150 atendimentos de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, com uma média de 94 pessoas atendidas por dia e 24 por unidade. Segundo a diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Taise Alcântara, o objetivo das unidades de horário estendido é atender à demanda espontânea de todos os bairros de Vitória da Conquista.

“Àqueles casos de urgência que são elegíveis para o manejo na atenção primária em saúde, o que contribui para a redução da demanda em outras portas de entrada de urgência e emergência do município”, explicou Taise, acrescentando que caso seja verificada à necessidade de retorno do atendimento aos sábados, a diretoria está preparada para atender a esta demanda.