De 29/12/2024 até a 20ª Semana Epidemiológica (17/05/2025) foram notificados 286 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desse total de casos, seis casos de SRAG foram confirmados para o vírus influenza, sendo três casos por influenza A H1N1 e três casos por vírus influenza B.

Também houve aumento expressivo no número de hospitalização por vírus respiratórios, da 19ª a 20ª Semana Epidemiológica, principalmente pelo vírus influenza, com três pacientes hospitalizados e confirmados para influenza na última semana.

Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre a importância da vacinação contra influenza (vírus), agora ampliada para todos os públicos, a partir dos seis meses de idade.

Além da oferta de vacina nas 46 unidades das zonas Urbana e Rural do município, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, tem visitado pontos estratégicos para levar a vacina contra a gripe (influenza) ao público-alvo da campanha, a exemplo de escolas, empresas de ônibus do transporte coletivo, instituições de longa permanência para idosos, presídio, shoppings, entre outros.