Sede da VCA

Imagine participar de uma capacitação remunerada com a garantia de ser efetivada no emprego logo após a formação. Essa é proposta da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) e da VCA Construtora, a partir de uma parceria estabelecida para recrutar mulheres que tenham interesse de trabalhar na construção civil.

A capacitação começou neste sábado (17), na sede da VCA, com orientação sobre a empresa e sobre prevenção de acidentes de trabalho. “Hoje estamos aqui com seis mulheres que participaram do processo de seleção realizado pela SMPM. Além de receberem um salário mínimo, elas também estão recebendo um valor para o transporte, um inicio com dignidade e perspectiva de ser efetivada pela empresa após a capacitação. Nosso objetivo é a partir dessa turma, que ainda é experimental, ampliar o numero de vagas para outras mulheres que queiram trabalhar na construção civil”, explicou a secretária da SMPM, Viviane Ferreira.

A coordenadora de Recursos Humanos da VCA, Maísa Ribeiro, explica que a construtora tem buscado capacitar mulheres para atuarem na linha de frente da construção civil. “Para cumprir esse objetivo nós buscamos a parceria com a SMPM, para iniciarmos esse projeto-piloto de capacitação de mulheres, dando condições para que elas possam construir uma carreira de sucesso na construção civil”.

A seleção das mulheres foi realizada pela Sala da Mulher Empreendedora da SMPM, com a participação de 14 mulheres inscritas e a seleção de seis mulheres para iniciar o curso. Segundo Efigênia Ferreira, a proposta da VCA casou com o objetivo da secretaria que é abrir oportunidades de empregos para mulheres no mercado de trabalho. “Esse momento é de abertura de mercado, em que as mulheres já saem daqui empregadas. Este é um programa de capacitação continuada com possiblidade de ampliação e oportunidades para às mulheres conquistenses”.

Lilian

Quem está aproveitando a oportunidade é Lilian Gomes, de 47 anos, moradora do bairro Brasil, que já fez curso na área e pretende aprimorar seu conhecimento. “Essa oportunidade veio como um casamento com meu sonho e para o que eu quero daqui para a frente. Hoje estamos nos inserindo onde só homens dominavam, aos poucos estamos vencendo isso, e logo as portas se abrirão e teremos mulheres em todos os setores”.