Cerca de 20 mulheres participaram, neste sábado (5), da abertura do curso gratuito “Descomplicando Finanças”. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) e se estenderá por seis encontros que acontecem aos sábados. O objetivo é discutir as finanças pessoais e empresariais, com foco em gerir orçamentos, entender lucro e garantir a sustentabilidade dos negócios.

Um curso de gestão financeira era um desejo manifestado de maneira recorrente entre as participantes dos diversos cursos e oficinas promovidos pela SMPM. Segundo a coordenadora de Autonomia e Políticas Transversais, Melry Amaral, o interesse surgiu a partir do número cada vez maior de mulheres que têm buscado empreender no município. “Cada curso que a gente vai fazendo com elas, através das conversas, a gente vai percebendo que há necessidade de ajustes voltados para cada coisa. E este curso não é só para quem vai empreender, mas também para quem busca um conhecimento pessoal ou entender as finanças de casa”, explicou Melry.

Melry

Para ministrar a oficina, foi convidada a contadora e especialista em finanças pessoais, Graziela Mota. Segundo ela, nos encontros será trabalhado o ponto de vista da educação financeira e das finanças empresariais corporativas, ligado à educação das finanças pessoais – assunto que, no Brasil, não possui alcance pedagógico. “O que eu trouxe para essas oficinas e para esses encontros é, na verdade, como lidar com o nosso dinheiro. Muitas vezes são evitados esses temas pois crescemos com essa resistência ao dinheiro, achando que o dinheiro é ruim e isso acaba afastando a pessoa do desejo de ganhar dinheiro e do desejo de organizar o dinheiro”, destacou a contadora.

Graziela

Participando pela primeira vez dos cursos da SMPM, a administradora Michelly Meireles disse que buscou o curso por sentir a necessidade de aprimorar conhecimentos financeiros, especialmente devido à instabilidade econômica atual. “Gosto sempre de adquirir mais conhecimento, porque mesmo a gente trabalhando, a gente tem que controlar as finanças e um curso como este pode ajudar. Aqui a gente pode captar a experiência de cada uma, são pessoas totalmente diferentes, setores diferentes e querendo ou não, a gente acaba agregando e motivando umas às outras”, salientou Michelly.

Michelly