A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu um treinamento de primeiros socorros na Creche Escola Lar da Criança Meimei, que mantém convênio com a Prefeitura. A atividade ocorreu durante toda esta terça-feira (5) com a participação da diretoria, funcionários e mães parceiras. O curso preparou para prestar um socorro rápido e correto, inclusive para facilitar no chamado do Samu 192. O treinamento teve o auxílio dos instrutores Mário e Sinron do serviço de emergência.

A técnica do Núcleo de Segurança do Trabalhador da Smed, Gardênia Messias, responsável pelo treinamento, explicou que ele é dado a todos os funcionários, porque o acidente pode acontecer em qualquer lugar da creche e precisa de cuidados eficientes. “Quando todo mundo é treinado, a possibilidade de conseguir resolver uma situação quando ela acontece é maior. Eu sempre digo que o treinamento de primeiros socorros aprendemos para não usar, mas se for para usar, que se faça da melhor maneira possível”.

Secretário Edgard Larry

O secretário Edgard Larry disse que o treinamento foi mais uma das ações que a Smed está realizando na comunidade escolar., como forma de aumentar a capacitação da equipe. “Compreendendo e analisando a rede, solicitamos à prefeita Sheila Lemos a criação de um setor de saúde na Smed. Tudo começa na primeira parte da vida e, interagindo com as famílias e trazendo boas práticas, a tendência é termos uma sociedade melhor”. Larry enfatizou que o programa será contínuo com a parceria da Secretaria de Saúde e outros órgãos.

A creche Meimei foi a primeira instituição de ensino contemplada com a atividade. Posteriormente, ainda neste segundo semestre, o treinamento será estendido às demais creches e escolas da rede, incluindo o combate a incêndio, procurando deixar toda equipe escolar preparada para situações de emergência. A diretora Tecla Aguiar Botelho Félix aprovou a atividade realizada pela Smed.“Foi muito importante para que possamos cuidar melhor dos nossos alunos. Se for preciso fazer alguma manobra, iremos fazer com competência e compromisso”.