Na manhã desta terça-feira, 6, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma formação para diretores da rede Municipal de Ensino. O tema foi o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo.

O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos obtido com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.

Iracildo Silva Santos

De acordo com o assessor técnico da Secretaria Municipal de Educação, Iracildo Silva, a intenção é formar os diretores para que eles tenham mais habilidade com os programas do chamado Caixa Escolar, que é o PDDE interativo. “Começamos toda essa programação em dezembro, fizemos uma formação inicial em março e, agora, estamos dando continuidade para esses diretores tanto da zona rural como da zona urbana. A ideia é formá-los para que eles possam gerir da melhor forma esses recursos que vêm para a escola”, explicou Iracildo.

Ermelinda Costa Silva

A coordenadora do Programa Mais Educação na Escola Municipal Maria Célia Ferraz, Ermelinda Costa Silva, participou da formação e afirmou que esses encontros são sempre bons para esclarecer algumas dúvidas que podem aparecer na hora do preenchimento do programa. “É necessário que aconteçam sempre porque, no dia a dia, as dúvidas aparecem e não podemos cometer erros porque eles podem comprometer o financeiro e o pedagógico da escola”, conta.

Benjamim Xavier dos Santos

O coordenador do Mais Educação na Escola Municipal Professora Iza Medeiros, Benjamim Xavier dos Santos, também considera a formação fundamental. “Muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação ao funcionamento do programa e com relação à prestação de contas, porque há muitas questões técnicas para serem dominadas, então precisamos desses esclarecimentos”, disse Benjamim.