Educação
Postado em 22 de maio de 2025 as 11:48:41
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Legalização Escolar, realizou nesta quinta-feira (22), formação com os diretores e secretários das unidades de ensino, com o objetivo de orientar sobre o correto preenchimento do Censo Escolar 2025, cuja data limite é o dia 28 de maio. O evento aconteceu no auditório do Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara.
A coordenadora Carmem Sílvia Freitas destacou que algumas informações são indispensáveis, a exemplo do nome da escola, quantidade de alunos e professores, além da formação dos professores e total de turmas. “A partir do censo, o Governo Federal poderá fazer o levantamento de todas as políticas públicas nestas informações que constam no censo, como Caixa Escolar, o PDDE interativo, os recursos do Fundeb e outros programas”.
- Carmem
- Ronílson
- Amanda
O Secretário Edgard Larry parabenizou a todos os presentes pelo trabalho que vem sendo desenvolvido nas unidades escolares. Destacou a importância dos Secretários e Diretores no Censo, na busca das informações precisas. Ressaltou o trabalho contínuo que a equipe do Busca Ativa tem desenvolvido, possibilitando que muitas crianças voltem para o convívio e aprendizado escolar. O Coordenador Pedagógico, Ronilson Ferreira, informou que o financiamento da educação no país é com base no Censo. Destacou em sua fala que errar no Censo, a penalização é de um ano. “O Governo Federal criou 12 programas e todos eles têm o Censo como referência. O governo vai ceder verba para construção de creches com base nas informações do Censo”.
Atuando como secretária no Círculo Escolar Integrado de Inhobim, Amanda Barbosa, disse que é válido participar desta formação. “Temos que estar nos atualizando. Somos nós que alimentamos o sistema, então para poder gerenciar o censo é importante estar se atualizando nestas formações. Precisamos ter e participar”.