Educação
Postado em 10 de maio de 2023 as 14:46:48
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da equipe de Educação Especial do Núcleo Pedagógico, ofereceu formação para cerca de 50 auxiliares de vida escolar. A ação foi realizada no auditório do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) da Uesb, e o objetivo foi mostrar a importância do cuidado com o aluno especial.
A professora do Núcleo Pedagógico da Smed, Gilnúbia Mendes da Silva, destacou o aumento na rede de alunos especiais, principalmente os que têm Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que necessitam dos auxiliares. “Apresentamos um apanhado da questão legal. O que? Quais as leis que amparam essa função? Também fizemos uma abordagem sobre o comportamento das crianças com autismo na rede, que é o que vem tendo assim uma necessidade maior de um trabalho mais junto a esse público, e de como atender realmente de forma que ele possa ter uma participação em uma inclusão efetiva nas escolas”, disse.
- Gilnúbia Mendes
- Emile Almeida
Para a auxiliar de vida escolar no Círculo Escolar Integrado (CEI) do Pradoso, Emile Almeida, o evento foi muito bom e necessário. “Nós que somos realmente novos nessa área, precisávamos mesmo de uma formação, de algo que pudesse nos incentivar ainda mais a continuar nessa jornada. É dura, difícil. Precisamos ter força, equilíbrio, mas o que nos motiva realmente é querer ajudar as crianças no seu crescimento, desenvolvimento e conhecimento”.
- Cláudia Rosa
- Adriana Brito
Auxiliar de vida escolar do CEI de Campo Formoso, Escola Otaviano Salgado, Cláudia Rosa de Oliveira participou de sua segunda formação. “Está sendo uma junção com a primeira. Ainda mais com esse conhecimento das leis, das deficiências que as crianças têm. Cuido de uma criança da educação infantil de 4 anos e essa experiência é muito gratificante, positiva”.
No entendimento da auxiliar de vida escolar no Centro Municipal de Educação Infantil Regina Ramos Cairo, Adriana Brito Dias, esse é um trabalho importante desenvolvido nas escolas da rede municipal. “A prefeitura está investindo, gerando empregos e realizando a inclusão, muito importante na vida escolar. Cada vez que tem aprendizado é muito bom participarmos para realizar um trabalho melhor”, afirmou.