Durante encontro, foi abordado planejamento para o Ano Letivo 2021

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou, na última sexta-feira (12), no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), o 1º Encontro Anual com Gestores Escolares da Rede Municipal de Ensino. A reunião teve como objetivo falar sobre o planejamento para o Ano Letivo de 2021, que terá início no dia 24 de fevereiro, de forma totalmente remota, por meio da plataforma: http://smed.pmvc.ba.gov.br/estudoremoto e ainda, com estratégias específicas para atender à realidade da Rede, amparadas na legislação vigente.

Na ocasião, foram abordados temas como Alimentação Escolar que, em 2021, desenvolverá o projeto “Educando com a horta” nas Unidades Escolares, iniciando com dez unidades de ensino e ampliando para as demais no decorrer do ano. Outro tema abordado foi a Jornada Pedagógica, que acontece nos dias 18 e 19 de fevereiro, além da apresentação dos materiais pedagógicos que serão utilizados neste ano letivo, a exemplo do Buriti Mirim.

“Esta foi uma reunião para orientarmos sobre o funcionamento do Ano Letivo de 2021, que começará com o ensino totalmente remoto, e sobre as ações a serem estabelecidas por cada unidade escolar”, reforçou a coordenadora-geral do Núcleo Pedagógico, Tânia Novais. “Aproveitamos também para esclarecer aos diretores acerca do retorno às aulas presenciais, mantendo-os informados que, embora tenhamos um planejamento pronto e já apresentado ao Comitê Gestor de Crise, ainda não tem data definida para o retorno presencial”, enfatizou Tânia.

Para a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Simão, Sônia Geruza, a reunião serviu para que os gestores se sintam ainda mais confiantes para o novo ano letivo que se inicia. “Pra nós, encontros como estes são muito importantes, devido ao momento que estamos passando e porque nos esclarecem como podemos atuar em relação ao ensino. A Secretaria tem nos orientado e dado total apoio, tanto material, físico e emocional. Saio daqui fortalecida pra chegar à escola e, junto com a equipe, realizarmos o melhor trabalho possível”, garantiu a diretora.

E é justamente esse o sentimento esperado pela Smed. Participando do encontro, que no primeiro momento foi direcionado aos gestores de CMEIs e creches, o secretário municipal de Educação, Esmeraldino Correia, destacou: “vejo o carinho e o trabalho profícuo de vocês, gestores, pelas crianças. Por isso, peço que, em mais este ano letivo, continuem com esse olhar de acolhimento para as nossas crianças. Tenham certeza de que este encontro foi para acolher, alinhar e fortalecer a Educação”.