A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Diretoria Administrativa, está promovendo nos dias 27, 28 e 29 de maio, encontros com os novos gestores escolares, unidades da zona urbana, rural e creches, respectivamente, no auditório do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) da Uesb. O objetivo foi a apresentação e entrega das cartilhas que contém as atribuições e responsabilidades das coordenações que compõem o administrativo.

A diretora administrativa, Grazielly Lemos dos Santos da Rocha, explicou que verificou a partir do trabalho no ano passado que alguns diretores sentiam dificuldade de saber quais são as ações e os trabalhos oferecidos pela Smed. “Como teria a mudança dos gestores deixamos para este ano. Eles tomaram posse, conheceram a unidade, os problemas nesses meses de março e abril. Hoje vamos apresentar, dizer o que estamos fazendo, no que podemos ajudar. Temos a presença da Coordenação de Alimentação Escolar, a Coordenação Administração Técnica Administrativa (Cata), a Comissão Intersetorial, a Coordenação de Gestão de Pessoas, a Coordenação de Transporte Escolar e o Núcleo de Manutenção e Infraestrutura Escolar”.

Ela acrescentou que uma das ideias com a cartilha é agilizar o atendimento para as unidades de ensino. “A ideia é esta. Um exemplo aqui. O pessoal confunde muito a Coordenação de Apoio Técnico Administrativo, que dá todo esse apoio no almoxarifado, na entrega de material para as escolas, com a Coordenação de Manutenção em Infraestrutura, que é a coordenação técnica da Smed responsável pelos reparos e manutenção na parte estrutural. Então, fazemos essa formação, podemos tirar algumas dúvidas e a entrega da cartilha foi para isso”.

Para a diretora da Escola Batista Peniel, Mara Cristiane Vieira de Amorim, as cartilhas com certeza vão facilitar o trabalho dos gestores. “Nós temos gestões novas na rede, e sabemos da nossa dificuldade no dia a dia da escola, então isso vai facilitar de forma tremenda, só vem a somar, porque de uma dúvida que eu tenho que ligar, que eu tenho que me deslocar da escola, eu vou simplesmente me auxiliar naquela cartilha. Vou consultar e ali estará a resposta que eu desejo”.