Já está pronta a programação do desfile da Independência em Vitória da Conquista. A ordem de apresentação já está definida, bem como as ruas que serão interditadas.

Trânsito

O coordenador de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Tiago Barros, explicou que o início dos bloqueios ocorrerá a partir das 6h do dia 7, começando pela Avenida Brumado, na altura da Avenida Guanambi, seguindo até a Alagoas, onde se dará a dispersão.

“Em parceria com a Via Bahia e com a PRF, vamos interditar a alça do anel viário e o retorno próximo à rodoviária, para inibir os veículos maiores de circularem na BR-116. E na Avenida Cuiabá haverá um bloqueio fixo, como também na avenida Pará. Somente terão acesso a essas ruas, os veículos a serviço da Smed, que estarão devidamente identificados, e as viaturas que vão estar a serviço lá no local”, informou o coordenador.

Tiago Barros

Desfile

O início do desfile está previsto para as 8h. A abertura será com a Associação dos Ex-Combatentes do Brasil. Na sequência, o Tiro de Guerra 06 006, o Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinôco, o Núcleo de Veteranos da PM-BA, Comando de Policiamento da Região, 77ª, 78ª e 92ª Companhias da Polícia Militar (CIPM), Escola Municipal Ten Cel Manoel Joaquim Pinto Paca, Companhia Independente da Policiamento Rodoviário (CIPRv/Brumado), Companhia Independente de Policiamento Especializado do Sudoeste (Cipe Sudoeste), Esquadrão de Motociclistas Falcão, Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPTSO), Ronda Maria da Penha – Vitória da Conquista, Patrulha Solidária (CPRSO), 7º Grupamento de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, Clube dos Desbravadores Aventureiros da Igreja Adventista do 7º Dia e Grupo Escoteiro Duque de Caxias 6º BA.

Dando continuidade ao desfile, vêm a Secretaria Municipal de Educação (Smed) com as escolas municipais, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), com a ala dos garis, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Os próximos a se apresentarem serão o Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED), a Associação de Bombeiros Civis (Asboc), a Brigada de Emergência e as Lojas Maçônicas de Vitória da Conquista: Capítulo Conquistense da Ordem De Molay, Capítulo Guardiões do Cruzeiro do Sul da Ordem DeMolay e Bethel Internacional das Filhas de Jó.

Os Clube dos Carros Antigos e Clube do Fusca, a Associação de Pastores Evangélicos das Igrejas de Vitória da Conquista (Apevic) e o Grito dos Excluídos finalizam a festa da independência.

Capitão Ubaldino

Representando a Associação dos Ex-Combatentes, o Capitão Ubaldino disse que esses dois anos sem desfile deixaram saudades. “Nós estamos nos organizando para fazer um desfile que vai revigorar o sentimento nativista, o patriotismo. A Smed se esmerou, seus integrantes acolheram para si essa responsabilidade, e nós que fazemos parte das instituições, das entidades, é que devemos nos organizar para oferecermos o melhor no 7 de setembro, porque assim toda a população será contagiada com o nosso entusiasmo”.

SMS

Com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Gripário Municipal vai funcionar como Unidade de Pronto Atendimento. Duas ambulâncias foram solicitadas para o evento, uma para o Centro Glauber Rocha, onde acontecerá a maior concentração dos participantes, e a outra para ficar próxima ao palanque.

Sesep

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) vai realizar toda a limpeza do circuito. As avenidas Brumado e Integração passarão por serviços de roçagem, capina, varrição e pintura de meio fio. Também serão disponibilizados colaboradores para o transporte dos carros alegóricos durante o evento.

Secretário de Educação, Edgard Larry

O secretário Edgard Larry informou que o objetivo do Governo Municipal é que todos estejam unidos na semana da pátria, participando do desfile de 7 de setembro. “Temos certeza de que será uma festa maravilhosa, uma celebração do patriotismo brasileiro, um momento histórico e marcante no nosso município. Mas é necessário que as instituições, entidades, sociedade e a comunidade participem. O patriotismo é de todos”, concluiu.