A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou, entre os dias 21 e 22 de dezembro, a eleição para diretores e vice diretores das unidades de ensino da rede. Além dos profissionais das instituições, pais e alunos também participaram desta grande manifestação da democracia nas escolas.

Para o secretário da Smed, Edgard Larry, o pleito eleitoral foi tranquilo e exitoso, com uma importante participação da comunidade escolar. “A Smed apoia e valoriza processo desse jaez por tratar-se de uma forma democrática de envolvimento dos gestores escolares, professores, servidores em geral, alunos e pais, ou seja, de toda rede municipal de educação”, afirmou.

Vanusa Santos Silva, mãe do aluno autista Ítalo Thiago Silva Freitas, que estuda no Centro Municipal de Educação Paulo Freire (Caic), elogiou a instituição e destacou o aspecto democrático da eleição dos gestores. “O meu filho foi bem recebido na escola, um tratamento maravilhoso, com os professores, psicóloga e psicopedagoga. E é bom ver a democracia funcionando”. O professor Gildomar Silva Teixeira, da mesma escola, destacou ser importante que todos possam livremente aqueles que são os melhores para a escola em que estão atuando.

A dona de casa Neilza de Jesus Reis, mãe de um aluno da Escola Maria Célia Ferraz, afirmou ser uma experiência muito boa participar do processo eleitoral. “É uma escola de que falam muito bem e até hoje, graças a Deus, a minha filha gosta muito daqui. Eu só tenho que agradecer ao pessoal da escola Maria Célia”.

A vendedora Cristina Oliveira participou da votação na Escola Municipal Professora Ridalva Correa de Melo Figueiredo, onde um filho dela estuda e destacou ser relevante os pais terem o contato e se envolverem com a escola onde deixam seus filhos para estudar.