Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) participaram da 4ª edição da “Sealba + Citros + Milho”, no município baiano de Inhambupe. O evento, que aconteceu na quinta (13) e sexta-feira (14), debateu o panorama da citricultura nordestina, desafios da diversificação de variedades de copas de citros, entre outros temas relevantes do interesse da comitiva conquistense, que além de aprender mais de perto sobre produtos e processos utilizados com êxito nas propriedades rurais dessa região, também levou a experiência de Vitória da Conquista aos produtores de Inhambupe.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, as culturas cítricas foram um dos focos do encontro, pois a Sealba tem mais de 50 mil hectares de laranja plantados em sítios, possibilitando a troca de conhecimentos sobre o tema com palestrantes de nível nacional, conhecer sobre novas experiências e resultados do uso de novas tecnologias que resultaram no aumento da produtividade de citros e milho.

“Em Vitória da Conquista, no último ano, foram distribuídas 15 mil mudas cítricas e a implantação de 20 pomares, com a perspectiva de ganho financeiro, para cada produtor, de três salários mínimos ao mês por unidade implantada, depois do terceiro ano. Então, vivenciar momentos como esse é importante para que a gente consiga aumentar o nosso projeto para que mais pessoas possam ser beneficiadas pelo projeto desenvolvido pela gestão municipal, por meio da SMDR”, explicou Breno.

Desde 2024, pequenos produtores de Vitória da Conquista estão recebendo apoio da Prefeitura para o plantio de frutas cítricas, a exemplo de laranja, limão e tangerina, por meio do projeto Citrus do Futuro. Com essa iniciativa, o Governo Municipal busca fortalecer a agricultura na região, já que, tradicionalmente, o Sudoeste baiano não é uma região produtora de citrus. O incentivo do município vai desde a distribuição gratuita das mudas até a orientação técnica no plantio e no manejo das lavouras.