Desenvolvimento Econômico
Postado em 14 de junho de 2022 as 17:14:50
Com objetivo de criar estratégias e promover ações voltadas para o fortalecimento do turismo em Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está implementando o Plano Municipal do Turismo Sustentável (Planturis).
Em reunião com profissionais do setor, na manhã desta terça-feira (14), a empresa Cria Rumo Consultoria, responsável pela elaboração do plano, fez a apresentação das etapas da construção do Planturis, entre elas o diagnóstico das demandas locais e a definição de diretrizes para implantação.
Segundo o consultor Ernesto Ribeiro, o apoio do Governo Municipal é importante, mas o fundamental é a participação daqueles que estão diretamente ligados ao turismo, pois Vitória da Conquista tem características e especificidades próprias.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, explicou que outras reuniões foram realizadas e que a atual etapa consiste na coleta de dados junto aos empresários do setor para um diagnóstico. Sobre os benefícios do Plano Municipal de Turismo para a cidade, o secretário destacou a definição de estratégias que permitirão o desenvolvimento e consequente criação de emprego e renda. “Além disso, com o plano será possível a contratação de financiamentos e Conquista passará oficialmente a fazer parte da rota do turismo na Bahia e no Brasil”, destacou.
A gerente do Sebrae, Josinete Viana, ressaltou que o município tem vocação para o turismo, principalmente de negócios e de investimentos, e o plano vai refletir essa vocação, juntamente com os desafios e necessidades que lhes são próprios. Já o presidente da Associação de Bares e Restaurantes de Vitória da Conquista (Abraccon), André Nogueira, expressou alegria ao perceber os esforços para consolidação do plano: “Ficamos felizes pois a gente vêm buscando há alguns anos a implementação desse plano e agora estamos vendo ele sair do papel. A gente sabe do potencial da cidade e precisamos nos organizar para colhermos melhores frutos”.