A presidente Lúcia Dorea destacou a importância da participação popular para construção do SUS que queremos.

A 10a Conferência Municipal de Saúde, que este ano tem como tema “O SUS que queremos: desafios de hoje, perspectivas de amanhã”, foi iniciada ontem (19) com transmissão pelo canal da Prefeitura de Vitória da Conquista no Youtube. Nesta segunda-feira o evento prosseguiu, com uma live pela manhã com a participação da prefeita Sheila Lemos e a palestra magna de Wanderson Kleber de Oliveira, doutor em epidemiologia, e início dos trabalhos em grupos à tarde.

O objetivo da Conferência é reunir representantes civis e do poder público para um debate amplo, avaliando a situação de saúde e dos serviços, tendo como principal foco a elaboração de propostas para a formulação da política de saúde em nível local, garantindo a participação popular na definição das diretrizes do Plano Municipal de Saúde 2022-2025.

Durante a live de abertura, a presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Lúcia Dorea, destacou a importância da participação da população no âmbito da política de saúde, que nesta conferência contou com a ampla participação popular durante as mais de 100 pré-conferências realizadas no município entre os dias 29 de novembro e 13 de dezembro. “Agradecemos a todos pela participação. Todas as propostas sugeridas pelos participantes das pré-conferências foram reunidas em relatório, divididos em seis eixos, que serão debatidos até o dia 21 de dezembro. ” explicou Lúcia, que também fez questão de pontuar em sua fala o tema da conferência deste ano. “O SUS que queremos, é o SUS de verdade, é o SUS que atende 172 milhões de brasileiros diretamente. O SUS precisa ser respeitado em sua magnitude” ressaltou.

A conselheira de Saúde Marcigleide comando os trabalhos de aprovação do regimento

Após a fala de abertura da presidente, o chefe do cerimonial, Célio Santos, fez a leitura do regimento que foi aprovado com 124 votos dos 127 delegados que estão participando desta conferência.

A programação segue até o dia 21 de dezembro com a discussão e aprovação de propostas que estão distribuídas em seis eixos.

Veja na integra a abertura da Conferência