Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Vitória da Conquista estabeleceu medidas de proteção para os usuários e trabalhadores do transporte coletivo urbano. Em mais uma ação para evitar a proliferação do vírus, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, na manhã desta segunda-feira (29), testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 nos motoristas e cobradores da viação Cidade Verde. Ao todo, foram aplicados 215 testes.

“O atendimento está sendo excelente, que continue assim. É uma forma de deixar a gente em paz, sabendo qual a situação de nossa saúde”, disse o motorista Rosemário Francisco Silva.

Motorista se sentiu mais tranquilo depois do teste

Essa é mais uma etapa do plano de testagem. A Prefeitura tem utilizado o teste rápido para realizar a triagem epidemiológica do município. “Esse é um grupo que não parou e estão expostos ao risco e circulam pela cidade, então é de extrema importância aqueles que estão infectados para que possamos isolá-los para o devido cuidado e para darmos maior segurança aos seus colegas e às pessoas que usam o transporte coletivo”, comentou o farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Pablo Maciel.

Funcionários da Viação Rosa também serão testados pela Secretaria de Saúde. Alguns deles já realizaram o exame numa ação realizada pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), em parceria com o Centro Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Vigilância Sanitária do Município.

A representante da empresa, Ana de Sá, ressalta o bom trabalho da Saúde: “Está sendo um excelente trabalho com relação à prevenção e divulgação da pandemia. E graças a Deus, nós mantivemos uma parceria não só relacionado ao Covid. Realizamos outras parcerias e estamos sempre mantendo contato”. Durante a Campanha de Vacinação contra a Influenza, a equipe da SMS aplicou 490 doses nos profissionais da Viação Cidade Verde.