Com o objetivo de discutir as diretrizes e o plano de ação do Programa Saúde na Escola (PSE) do Governo Federal, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na última quarta-feira, 27, no Salão Nobre do Gabinete da Prefeitura, uma reunião com representantes das secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Coordenação da Juventude.

O PSE faz parte de uma política intersetorial entre os ministérios da Saúde e da Educação, com ações voltadas para crianças, adolescentes e adultos matriculados nas escolas. O programa potencializará a parceria entre professores e equipes de saúde, com a promoção, prevenção e avaliação da saúde dos escolares.

Com a adesão do município, ficou pactuado o atendimento de mais de 15 mil estudantes matriculados em 57 escolas da rede pública, sendo 55 escolas municipais e 2 escolas estaduais, que contarão com o atendimento de 35 equipes de saúde da Atenção Básica Municipal.

“Para esse projeto atender seus objetivos é preciso que a Saúde e a Educação fortaleçam a parceria, andando juntas, da programação à execução das ações”, pontuou a secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo. O programa possui dois eixos, um prioritário e um optativo, no eixo prioritário é obrigatória a execução da avaliação antropométrica, saúde ocular, saúde bucal e a situação vacinal.

A diretora da Atenção Básica, Dayse Matos, lembrou que antes do PSE, as equipes de saúde da família já realizavam ações de promoção em saúde nas escolas, como a escovação dentária. “O programa está vindo para dar suporte a essas equipes e auxiliar na integração entre saúde e educação”, explicou Matos.