Com objetivo de criar um espaço democrático, no qual representantes das unidades de saúde possam discutir sobre processo de trabalho das equipes que atuam nas unidades, a Secretaria de Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Básica, realizou a primeira reunião do projeto Encontro de Ideias. O evento aconteceu na última sexta-feira, 9, na Escola de Formação em Saúde da Família e teve como público enfermeiros das unidades de saúde do município.

Tatiane Queiros, apoiadora da Atenção Básica

Para a apoiadora da Atenção Básica, Tatiane Queiros, o encontro é uma ferramenta que contribui para resolução de problemas, troca de experiências e maior aproximação entre a gestão e os profissionais. “Será um momento de troca de ideia, de avaliação de indicadores, no qual todos poderão compartilhar suas experiências e suas dúvidas”.

Para a enfermeira da Unidade de Saúde da Família Nelson Barros, Aline Sobreira Amorim Barros, o Encontro de Ideias é uma importante iniciativa. “Esta é uma porta de entrada para resolução de várias questões, como relacionamento interpessoal, divisão de atribuições, organização dos fluxos de funcionamento das unidades e dos livros de registro, entre outros. É o momento dedicado a isso”, ressaltou Aline.

A Atenção Básica de Vitória da Conquista conta atualmente com 38 equipes de saúde da família, 30 equipes de saúde bucal, 4 equipes de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), uma equipe do Programa de Atendimento Municipal Domiciliar ao Idoso com Limitação (Pamdil) e 8 unidades básicas de saúde, que atendem a população da sede e da zona rural do município.