Com o objetivo de ampliar as possibilidades para entrada ou retorno de mulheres ao mercado de trabalho, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) promoveu, nessa quarta-feira (18), uma oficina sobre construção de currículos. Ministrada por técnicas do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), a capacitação contou ainda com apresentação de técnicas de entrevistas.

Na ocasião, a coordenadora de Autonomia e Políticas Transversais da SMPM, Melry Amaral, explicou que a iniciativa é fruto das observações na plataforma Banco de Currículos e Vagas de Emprego criada pelo Governo Municipal do último mês de maio. “Muitas mulheres, ao tentar fazer a inscrição pelo banco de currículos, tinham dificuldade para elaboração, então percebemos que era necessário essa oferta”, disse.

A coordenadora também informou que a Secretaria de Políticas para Mulheres ofertará outros cursos dessa natureza, com carga horária maior e mais conteúdos. Melry também ressaltou que a plataforma Banco de Currículos e Vagas de Emprego é uma ferramenta muito importante para as mulheres. “Muitas mulheres têm dificuldades em sair para entregar pessoalmente os currículos e buscar emprego; e já estamos vendo resultados dessa plataforma, com pessoas contratadas”.

Uma das participantes é a assistente social Dayse Santos, que está na atividade acompanhada da filha. Para ela, a oficina foi proveitosa. “Eu sempre tive dúvidas com o currículo, e como o mercado é muito complexo tive interesse em me capacitar e aprender mais. Eu também trouxe minha filha, que está começando a se inserir no mercado de trabalho”.