Mobilidade Urbana
Postado em 18 de março de 2025 as 10:14:11 e atualizado em 28 de março de 2025 as 17:28:44
Segue até sexta-feira (28), o Curso de Atualização para Agente de Trânsito. A capacitação foi pensada e estruturada pela gestão da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), e atenderá tanto os agentes municipais de trânsito quanto os servidores da Semob, com o objetivo de proporcionar o aprimoramento contínuo dos profissionais que atuam na área de fiscalização e educação no trânsito.
Os 120 participantes foram divididos em duas turmas. A primeira iniciou o curso nesta segunda-feira (17), e a outra turma será contemplada na próxima semana. As aulas acontecem na Fainor, nos dois turnos e de forma escalonada, para que todos os agentes participem da capacitação sem que haja prejuízo para o monitoramento do trânsito na cidade.
O curso é ministrado por agentes do Simtrans, que são instrutores de trânsito, e também conta com a participação da psicóloga do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), Thaís Nogueira, do coordenador de Políticas de Promoção da Cidadania e direitos de LGBTPQIA+, José Mário Barbosa, do policial rodoviário federal Fábio Nascimento e do professor do curso de Direito da Uesb, Mário Henrique Brito.
Durante o curso, serão abordados temas, como: atualização da Legislação de Trânsito, com estudo das alterações mais recentes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), leis complementares e resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), tecnologias e equipamentos de fiscalização, com debate sobre o uso de novos dispositivos eletrônicos para monitoramento e fiscalização, como radares, câmeras de segurança e sistemas de identificação automática de veículos, gestão de trânsito e mobilidade urbana, abordando as melhores práticas para a organização e controle do tráfego, considerando o crescimento das cidades e as necessidades de mobilidade, e atendimento a acidentes e situações de emergência, com capacitação para lidar com ocorrências no trânsito, incluindo primeiros socorros, identificação de riscos e atuação em cenários de crise.
A iniciativa visa garantir que os agentes de trânsito tenham as competências necessárias para atuar de forma eficiente, segura e ética, contribuindo com mais organização e segurança no trânsito. A participação em programas de atualização é um requisito importante para o desenvolvimento profissional desses agentes, a fim de assegurar uma atuação mais qualificada e em conformidade com as novas demandas do trânsito moderno.