Uma das tradições do São João é acender fogueiras nas portas de casa, em homenagem ao santo homenageado nesse período. Ciente disso, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está realizando a Operação São João. O objetivo é promover uma fiscalização específica do comércio de fogueiras durante este período junino para coibir o desmatamento e a retirada ilegal de madeiras não apropriadas para essa finalidade.

O gerente municipal de Defesa e Fiscalização do Meio Ambiente, Matheus Rodrigues, explicou que as espécies mais apropriadas para fogueiras são o eucalipto e grevilha, oriundos de florestas plantadas. Em Vitória da Conquista, o eucalipto é o tipo mais comum.

Ainda segundo o gerente, o serviço de fiscalização realizado todos os anos em Vitória da Conquista tem sido positivo. “Este ano, por exemplo, foi feita apenas uma apreensão de madeira”, informou Matheus.

A comercialização de fogueiras com madeira ilegal é um crime ambiental previsto na Lei Federal Nº 9.605/98. As denúncias podem ser feitas por meio do telefone: 3422-8146.