Com intuito de avançar como uma gestão que tem as pessoas e suas demandas como prioridade, a Prefeitura de Vitória da Conquista efetivou o Programa Governando com as Pessoas, experimentado, com êxito, no ano anterior, no bairro Zabelê, e que em 2024 atendeu seis bairros e três distritos. A iniciativa é tocada pela Secretaria Municipal de Governo, que também está à frente dos projetos Plataforma Virtual Municipal Escola de Governo e Começar de Novo.

Entrega da revitalização da Escola Iara Cairo

Governando com as Pessoas

Em 2024, o programa ouviu os moradores dos bairros Alto Maron, Ibirapuera, Guarani, Jatobá/Comveima, Patagônia e Espírito Santos e as sedes dos distritos de Inhobim, Dantelândia e José Gonçalves. Divididos por grupos denominados “ciclos”, os moradores participaram de três etapas para escolha das obras e serviços prioritários para suas localidades.

“Servir a população mantendo a escuta ativa é nossa responsabilidade. Gratidão a toda equipe da Prefeitura que nunca mediu esforços para fazer acontecer o maior programa de escuta popular da história de Conquista. O Governando com as Pessoas só é possível porque o governo age como um organismo e a prefeita Sheila tem seu DNA no programa. Sigamos a serviço do povo”, declarou a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira.

Reforma e ampliação da Unidade de Saúde do Bruno Bacelar

Em média, 6% da população, que mora nestas noves localidades, escolheram, por meio de uma plataforma on-line, as intervenções que consideravam mais necessárias para o bairro ou distrito onde mora. Entre as intervenções eleitas, o Governando com as Pessoas 2024, teve 15 obras e serviços executados, mostrando que é possível escutar a população, executar o trabalho intersetorial e entregar obras e serviços com celeridade.

Dentre as demandas priorizadas pelos moradores está a reforma da unidade de saúde, que já começou com a troca do piso. As outras serão atendidas em 2025, a exemplo da construção do campo e melhorias nas estradas vicinais. Haiele Dutra de Oliveira, 48 anos, que mora há pouco mais de três anos no distrito de Dantelândia, agradeceu: “Tudo isso através do Governando com as Pessoas, então a gente agradece com alegria a toda a equipe, toda a infraestrutura, e agradecer também a prefeita por dar ênfase a esse programa. É muito bom o Governando com as Pessoas, porque cada localidade tem as necessidades e se nós trabalharmos juntas, eu creio que muita coisa boa vai dar pra fazer, principalmente pra nós que estamos aqui na zona rural”, disse a moradora.

Veja as intervenções:

– Reforma da unidade de saúde do Panorama;
– Manutenção da área verde do Colégio Adelmário Pinheiro;
– Salão de Velório Municipal;
-Operação Cata-Bagulho;
– Reforma e ampliação da unidade de saúde do Bruno Bacelar;
– Reforma da praça Migdônio Fonseca;
-Operação Tapa-buracos no Nenzinha Santos;
– Iluminação na Rua Acre, bairro Ibirapuera;
-Sinalização de vias públicas na Av. Pará
– Requalificação e ampliação do sistema simplificado de água na sede de Inhobim;
– Reforma da Unidade de Saúde Hugo de Castro;
– Revitalização da Escola Municipal Iara Cairo de Azevedo
– Ampliação do transporte coletivo do Guarani
-Transporte público para José Gonçalves
– Unidade de Saúde de Dantelândia

Escola de Governo

A Plataforma Virtual Municipal Escola de Governo é um projeto que inova o campo educacional com práticas de aprendizado de inclusão e transparência. Lançado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, em maio, o sistema já teve mais de 1.500 acessos.

O projeto Escola de Governo já acontece há dois anos, com encontros presenciais, e, agora, foi ampliado com a modalidade on-line. Na plataforma, mais de 700 cursos gratuitos são ofertados para os servidores municipais e qualquer cidadão acima de 18 anos.

Cada curso tem uma carga horária específica com certificação gratuita, disponíveis nas modalidades presencial e on-line. As categorias são: desenvolvimento social, educação, gestão e inovação, meio ambiente, mulher, segurança e mobilidade, saúde, transparência e controle.

A plataforma virtual pode ser acessada por meio do endereço eletrônicohttps://moodle.pmvc.ba.gov.br/. No primeiro acesso, é preciso criar um cadastro no site. Em seguida, basta escolher o curso disponível na área de interesse para realizar sua inscrição.

Começar de Novo

O Governo Municipal tem realizado reformas e limpeza de vários equipamentos públicos. E muitas dessas melhorias são possíveis graças a um projeto pioneiro na Bahia – o Começar de Novo, fruto da parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) do Estado da Bahia e o Tribunal de Justiça. Esse projeto tem o objetivo de colaborar com a ressocialização de apenados em regime semiaberto do Conjunto Penal Advogado Nilton Gonçalves.

Este ano, 90 apenados promoveram melhorias na infraestrutura das unidades de saúde das zonas Urbana e Rural. Entre as unidades estão Jardim Valéria I e II, Morada dos Pássaros, Pedrinhas e Solange Hortélio, na cidade, e os postos de Saúde da Gameleira, no distrito do Pradoso, e de Lagoa Formosa. Atualmente, eles trabalham na edificação do posto de saúde no Condomínio Residencial Vila do Sul, no bairro Ayrton Sena.