Durante todo este ano, as 181 escolas e 22 creches que compõem a rede municipal de ensino receberão a visita da comissão da Secretaria Municipal de Educação. Na manhã desta quarta-feira, 26, o secretário Ricardo Marques e o coordenador de Administração Escolar Rural, Carlos Roberto Pereira, estiveram na Escola Municipal Padre Isidoro, no povoado da Estiva, e na Escola Municipal São Domingos II, na Fazenda São Domingos II.

Acompanhados do diretor da escola, Marcus Vinícius Rocha, os gestores visitaram o canteiro de obras da nova escola que está sendo construída no povoado pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc). A Escola Municipal Padre Isidoro está sendo totalmente construída, com recursos do Tesouro Municipal que ultrapassam R$ 1,5 milhão na área da antiga estrutura, erguida na primeira gestão do Governo Municipal, em 1997.

“A reunião foi muito positiva. A direção nos recebeu muito bem. Há solicitações naturais por conta da construção da nova escola, que está num andamento muito bom com previsão de estar pronta no final deste ano”, declarou o secretário de Educação, Ricardo Marques.

Marcus Vinícius

Marcus Vinícius, que foi eleito recentemente para o cargo, disse aprovar a metodologia adotada pelo secretário. “É um momento que ele sai do gabinete e vem fazer uma escuta diretamente na unidade escolar com a direção da escola, os professores, os alunos, a comunidade escolar, conhecer as necessidades, estabelecer as prioridades e com isso estamos colocando em prática o que é debatido como gestão democrática”, comenta. A escola também tem buscado aplicar este tipo gestão ao incentivar a participação da família na vida acadêmica do filho, “pois quando o pai está presente o filho tem um melhor aprendizado e isso trás beneficio não só para a família, mas para toda a rede do município de Vitória da Conquista”.

Construção da nova escola – A construção de uma nova escola no povoado foi solicitada pela comunidade, por meio do Orçamento Participativo (OP). A nova unidade escolar terá 11 salas de aula, além de mais duas salas, sendo uma para o espaço de leitura e outra para o laboratório de informática. Também haverá uma área administrativa, sala para professores e um pátio amplo para a socialização dos alunos.

Também na manhã desta quarta, a diretora-presidente da Emurc, Mércia Andrade, e a arquiteta da empresa, Ana Lordelo, estiveram visitando as obras da Padre Isidoro.