O Secretário da Educação Esmeraldino Correia e a coordenação pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (Smed) receberam o vereador Rodrigo Moreira e pais de alunos que estudam nas escolas da zona rural de Vitória da Conquista.

A visita, que aconteceu na segunda-feira (10), foi para dialogar com a secretaria sobre a nucleação das escolas da zona rural. Os pais foram entender a nucleação. A coordenadora geral do Núcleo Pedagógico, Tânia Novais, explicou aos pais e ao vereador sobre o levantamento feito em relação aos índices de aprendizagem: “A gente fez um levantamento interno em que os maiores índices de evasão, repetência, distorção idade-ano estão nas turmas multisseriadas. Não estamos fechando escolas, estamos nivelando escolas, ou seja, garantindo que os alunos permaneçam na zona rural, entretanto levando os alunos dessas escolas multisseriadas para escolas maiores com estrutura melhor, onde eles terão oportunidade de estudar em turmas únicas”.

O Secretário da Educação, Esmeraldino Correia, ressaltou a importância do diálogo e a preocupação da Prefeitura com a nucleação, “nós estamos trabalhamos com o diálogo continuado, respeitoso, de acolher e ouvir. O vereador Rodrigo veio também de forma cortês, trouxe representantes do Iguá e Campo Formoso. Vieram fazer suas reivindicações. As mães estão sempre corretas quando defendem seus filhos, fizeram de forma clara, mas nós também queremos melhorar o rendimento geral, comprometidos que somos com a qualidade do ensino. Abrimos o diálogo e vamos ver a melhor alternativa e contribuir para o ideal pela educação por Vitória da Conquista e por nossas crianças”.

O vereador Rodrigo Moreira falou sobre a nucleação das escolas para ter um processo de ensino-aprendizagem ainda melhor, “a nucleação é muito importante porque hoje nós percebemos que a multisseriada não tem trazido o resultado. Não dá pra entender no tempo que nós vivemos uma professora dar aula para cinco, seis séries, isso diminui muito a qualidade. Nós queremos que seja uma sala para cada série, isso aumenta a qualidade do ensino, o IDEB fica melhor”.