Na manhã desta sexta-feira, 13, aconteceu o I Torneio Interescolar de Futsal da Rede Municipal de Educação e Clínica de Voleibol de Areia na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O evento contou com a participação de 12 escolas municipais da zona rural e urbana de Vitória da Conquista.

O vice-prefeito Joás Meira esteve presente no torneio e afirmou que o Governo Municipal entende que o esporte é algo que enriquece a vida dos jovens, no sentido da formação e da diversão. “Um projeto que engloba vários colégios da rede municipal é algo muito interessante. A gente parabeniza a Secretaria de Educação e cada participante por isso”, diz Joás.

Ricardo Marques, secretário de Educação

Já o secretário municipal de Educação, Ricardo Marques, revelou que o torneio é uma preparação para um grande campeonato que a Secretaria de Educação vai realizar em 2014. “Vai envolver toda a rede municipal de ensino, com várias modalidades esportivas. Essa prévia está sendo muito interessante, principalmente por termos a oportunidade de usar o esporte como atividade educativa”, conta o secretário.

Nilo Araújo

Profissionais de Salvador, como árbitros, professores e técnicos, ministraram a clínica de vôlei. O professor de educação física, Nilo Araújo, é um dos que vieram da capital baiana para ensinar aos alunos de Vitória da Conquista. “O esporte, de uma maneira geral, é muito importante, não só para crianças, como para adultos e idosos. Nessa faixa etária de alunos de 11 a 17 anos, além de ser educacional é também formativo. Nós ensinamos os fundamentos básicos do vôlei, como saque, cortada, manchete e toque. E, ao final do dia, vamos fazer uma partida”, explica Nilo.

Marcos Estácio

Segundo o coordenador de Educação Física da Secretaria de Educação, Marcos Estácio, o esporte também é uma vertente da educação que é responsável pela formação integral do indivíduo. “Por isso nós estamos finalizando o ano com essa atividade intercolegial e convidamos 12 escolas para participarem. Muitas pessoas falam que o esporte é usado para afastar os jovens do uso de drogas e de violência, mas eu acho que é muito mais do que isso”, conta Marcos.

Mateus Santos Silva

Para o estudante Mateus Santos Silva, o torneio é de grande importância para os alunos. “É uma forma muito boa de socializar com outros alunos, e a gente estando bem fisicamente, praticando esportes é bom também para o desempenho dentro da sala de aula”, conta.