l

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou, na manhã dessa segunda-feira (22), a primeira etapa de formação dos professores da educação infantil no Projeto Buriti Mirim. O encontro aconteceu na Faculdade Maurício de Nassau e contou com a presença de coordenadores, educadores e monitores da rede municipal de ensino.

O projeto, feito em parceria com a Editora Moderna, consiste na utilização de técnicas lúdicas e criativas para atender as cerca de 8 mil crianças, entre 2 e 5 anos de idade, matriculadas em escolas e creches do município. Além da produção de um livro com a participação das crianças, serão aplicados jogos, brincadeiras e atividades coletivas que explorarão conceitos, espaços e interações entre crianças, adultos e o mundo que os cerca.

Para a Coordenadora Pedagógica da Creche Padre Benedito, do Bairro Guarani, Lara Neri Prates, o objetivo do projeto é inovador e promove um incentivo a mais para a educação das crianças. “estamos revendo e agregando novos aprendizados através desse projeto. É sempre necessária essa troca de experiências, por se tratar de crianças muito pequenas e o livro tem muito a ajudar”, afirma a coordenadora.

Ronilda Oliveira, Coordenadora da Educação Infantil da Smed, explica que esse é o primeiro contato dos professores participantes com o propósito do projeto: “mensalmente teremos esses encontros, para capacitar os professores sobre esse trabalho. Hoje foi a primeira apresentação do material e das técnicas de uso do livro com os alunos. No final do ano apresentaremos, em um seminário, esses resultados.”.
As atividades de formação seguem até o dia 25.