Educação
Postado em 26 de maio de 2021 as 20:40:31
Foi apresentado, nesta quarta-feira (26), aos professores da Rede Municipal de Ensino durante uma live, o “Fluir das Emoções” (Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais). A iniciativa, que será realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com a Aprender Editora, busca incentivar o autoconhecimento e o resgate do bem-estar emocional entre os professores da Rede.
Na oportunidade, as psicólogas e organizadoras do Fluir das Emoções, Déborah Fabrício e Alexandra Mourão, discutiram o tema “O futuro pede o desenvolvimento das habilidades socioemocionais” e apresentaram o material que compõe o programa. São três livros que abordam: “O cérebro e suas emoções”, “Sua melhor versão” e “Eu, eu com o outro, e eu com o grupo”.
Os conteúdos dos livros têm como base a neuropsicologia, a psicologia positiva, entre outras teorias. “O Fluir das Emoções será uma oportunidade para os professores aprofundarem o processo de autoconhecimento e buscarem a melhor versão de si, principalmente, neste momento de pandemia pelo qual todos nós estamos passando”, afirmou Déborah.
De acordo com a coordenadora-geral do Núcleo Pedagógico, Tânia Novais, o material foi escolhido cuidadosamente pela Smed. “Desde o ano passado, já vínhamos discutindo a necessidade de acolher os nossos professores, tanto que iniciamos uma ação neste sentido. E o Fluir das Emoções soma como um verdadeiro presente do ponto de vista profissional e pessoal. Espero que os colegas aproveitem”, disse.
Primeira a receber o material, a monitora do Centro Municipal de Educação Infantil Padre Benedito Soares, a monitora Edicléia Xavier, reconheceu o empenho da Smed em acolher os professores tanto com o projeto inicial quanto com este material adquirido. “É um instrumento rico de formação para nós. É um material que vem pra fortalecer o acolhimento do professor”, avaliou Edicléia.