Educação
Postado em 1 de junho de 2019 as 10:30:58
A Secretaria Municipal da Educação está visitando creches conveniadas e centros municipais de educação infantil que atendem crianças de 2 a 5 anos da Rede Municipal de Ensino para uma avaliação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil – Indique. A ação nas instituições acontece neste mês de maio e em junho.
O Indique é uma proposta do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e de parceiros como o Unicef. Tem por objetivo reunir profissionais que atuam na educação infantil, além de famílias e pessoas da comunidade, para que todos avaliem a qualidade de creches e pré-escolas. Para a coordenadora de programas e projetos da Secretaria da Educação, Emília Guimarães, “é importante a gente estar seguindo as orientações do Selo Unicef não só para a gente ser certificado, mas como avanço pra a educação. Então, se a gente seguir essas orientações que são dadas pelo Unicef a gente consegue alcançar muito mais crescimento”.
A coordenadora ressalta ainda que o processo vai além da avaliação: “depois da avaliação, isso vai ser enviado tanto para o MEC quanto a gente vai fazer esse diagnóstico aqui para o município mesmo para ver quais as orientações”.
Ao todo, sete aspectos das instituições são avaliados pelos funcionários, pais de alunos e pessoas da comunidade: Planejamento institucional; Multiplicidade de experiências e linguagens, Interações; Promoção da saúde; Espaços, materiais e mobiliários; Formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais; e a Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social. Os participantes avaliam os aspectos como “bom”, “precisa melhorar” e “com urgência”.
Neste ano, 19 instituições participam do Indique, a exemplo da Creche União e Força, que é filantrópica e conveniada com a Prefeitura. 170 alunos de 2 a 5 anos são atendidos em período integral nas modalidades creche e pré-escola.
Segundo a diretora Selma Kátia Ribeiro, “a creche é parceira da Secretaria de Educação e tudo que a secretaria propõe ela está aberta. Como instituição que trabalha com crianças, se propõe a fazer essa avaliação dentro dessa vontade que o município tem de continuar recebendo o Selo Unicef”.
Roselane Sousa é mãe de uma criança que está na creche há 2 anos. Ela participou da avaliação porque acredita no trabalho da instituição, “já conhecia o trabalho da creche, é bom participar, contribuir, dar opinião”, enfatizou.