A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência nas Escolas (NPMV), mais uma ação sobre o Maio Laranja, ou seja, de combate à exploração e ao abuso sexual infantil no Brasil. O evento aconteceu na Escola Municipal Prof.ᵃ Lisete Pimentel Mármore, no bairro Miro Cairo

A equipe do NPMV, sob o comando do coordenador Rodrigo Ferreira, apresentou o Maio Laranja de diversas maneiras lúdicas. Foram realizadas oficinas pedagógicas a respeito da conscientização do tema abordado, atividades específicas como desenhos, tarefas e debates. “Entendemos que houve ampla aceitação das atividades de conscientização sobre o Maio Laranja na Escola. O público interagiu bastante conosco”.

Para o diretor da unidade, Rubenildo Campos de Oliveira, a ação sobre o combate ao abuso e à violência sexual contra crianças e adolescente, realizada pela equipe da Smed nas unidades escolares é de extrema relevância, “Visa fortalecer a proteção e a garantia de direitos, além de reverberar na comunidade o sentimento de prevenções, precauções e cuidados para que esses direitos não sejam violados”.

A professora Francismélia Dias considerou as atividades produtivas e muito edificante para todos os envolvidos. E a aluna do 5º ano, Elisa Dias Araújo, já tem a noção do que é abuso. “Quando alguém me chamar para algum lugar não vou. Devo estar em contato com alguém de confiança. Se for ameaçada, tem que contar para a mãe, para alguém mais perto ou chama a polícia”.