A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) promoveu, nesta quinta-feira (16), uma live com objetivo de discutir políticas públicas para a população em situação de rua. Durante a atividade, os participantes também abordaram a importância dos movimentos formados por pessoas em situação de rua no planejamento e execução de ações específicas.

A live contou com palestra do assessor de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Jadir de Assis, que é assistente social, já coordenou na Secretaria Nacional de Desenvolvimento Social e, por 13 anos, o Centro de Referência da Pessoa em situação de rua de Belo Horizonte.

Ele tratou sobre os direitos humanos da população de rua, inclusive no contexto de pandemia, já que o número de brasileiros nessa situação se intensificou nos últimos meses. “A existência da população de rua sugere a necessidade de ações efetivas de proteção e promoção de direitos para superação das vulnerabilidades às quais estão submetidas”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, reafirmou o compromisso do Governo Municipal com as pautas relacionadas à população de rua. “A Prefeitura vem cumprindo com sua responsabilidade por entender que a rede de proteção social requer uma postura firme, organizada, planejada e, principalmente, dialogada”, disse.

Na ocasião, o representante do Movimento da População em Situação de Rua de Vitória da Conquista, Clodoaldo Moreira, lembrou a necessidade de seguir a luta pelos seus direitos, que são garantidos mas precisam ser mais fortemente efetivados. “A pessoa que está na rua precisa de oportunidade e de uma política pública voltada para ela”, concluiu.

Acompanharam a live representantes de movimentos de população em situação de rua de Vitória da Conquista, Feira de Santana e outros municípios baianos e pessoas que atuam em serviços públicos e ONGs que atendem e esse público.