O Governo Municipal começou a semana com a entrega de mais duas unidades de saúde totalmente revitalizadas pelo programa Saúde Renovada, nos povoados de São Joaquim e Braga, no distrito de Bate-Pé. Além dessas, desde o mês de fevereiro deste ano, outras oito unidades das zonas Urbana e Rural já foram reformadas. O objetivo é dotar os espaços de infraestrutura adequada ao atendimento da população e garantir boas condições de trabalho às equipes de saúde.

Segundo a prefeita Sheila Lemos, as demandas de saúde da população de Bate-Pé vêm sendo acompanhadas de perto, por isso, a primeira unidade reformada a ser entregue pelo programa na região foi a do povoado da Gameleira. “É para a população que a gente faz isso, para encurtar essas distâncias. Fazer com que as pessoas da zona rural tenham um atendimento de qualidade, tanto quanto as pessoas da zona urbana têm, para que todos tenham a mesma condição e oportunidade, e consigam sobreviver com qualidade de vida na zona rural”, ressaltou a gestora.

Unidade de São Joaquim

A primeira a ser entregue, nesta segunda-feira (3), foi a Unidade de Saúde da Família de São Joaquim, que presta assistência a cerca de 700 famílias do entorno. Uma delas é a família de seu José Marcolino Santos, que reside há mais de 60 anos no povoado. Ele contou que gosta muito do atendimento prestado pela equipe da unidade e ficou encantado com a reforma. “Eu achei bom, tá bonito, né? Gostei! Que possa sempre continuar bom assim”, disse seu José.

Dona Raquel Moreira, 66 anos, moradora do povoado de Ribeirão, que chegou logo cedo para ser atendida pela médica, também teve uma avaliação positiva. “Eu achei muito legal, muito decente, sabe? Bonita a reforma, os desenhos, tudo maravilhoso. Aqui é bom também, não tem como reclamar”, disse Dona Raquel.

A reforma estrutural da unidade contou com a construção de rampa de acessibilidade e guarda-corpo, recuperação em pontos de capilaridade, revisão do telhado para solucionar problemas de infiltração, substituição de portas e janelas, instalação de revestimento nas paredes das salas e fachada, revisão elétrica e hidráulica, além de pintura externa e interna.

Unidade de Saúde do Braga

Nessa pequena unidade recém-reformada, a equipe de saúde da família de São Joaquim presta atendimento a mais de 100 famílias dos povoados de Braga e Mamão. O equipamento foi inaugurado em 2014, mas apresentava uma situação precária devido aos problemas estruturais, além da falta de água encanada e energia que não foi instalada na época.

A agente comunitária de saúde que acompanha as famílias dessa área de abrangência, Teresa Morais, relatou que essa reforma atendeu os anseios da comunidade. “Depois de uma longa espera, hoje a gente está tendo a alegria e o prazer de estar recebendo reformada, quase que construída de novo, a nossa unidade. Água que nunca teve, foi uma longa espera desde 2014, nós só estamos recebendo hoje, graças a Deus, e a energia que vai ser ligada na quarta-feira. Podemos contar que a unidade está totalmente reformada”, disse Tereza.

Dona Valdívia de Jesus, 67 anos, moradora do povoado de Mamão, aprovou a reforma. “Ficou muito bom, muito bonita! Estava muito feia e agora ficou muito bonita. Que o atendimento seja bom do jeito que o posto ficou”, afirmou ela.

Na unidade do Braga, foi feita a ampliação da área externa com cobertura de alvenaria, revitalização da pintura interna e externa, instalação de piso e revestimento, guarda-corpo, base padrão de energia e caixa de hidrômetro, além de substituição de portas e revisão elétrica e hidráulica com substituição de peças defeituosas.

Saúde Renovada

O secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, destacou que o programa Saúde Renovada já entregou 10 unidades de saúde completamente reformadas nos últimos quatro meses e trabalhando em ritmo acelerado nas reformas das unidades do Panorama e Bruno Bacelar. “Ou seja, estamos a todo vapor com o Saúde Renovada, melhorando a saúde da nossa população, dando mais estrutura, melhorando as condições de trabalho do nosso servidor, enfim, fortalecendo a nossa Saúde como Vitória da Conquista precisa”, finalizou Vinícius.

Além das unidades de São Joaquim e Braga, desde o mês de fevereiro, o Governo Municipal já entregou outras oito unidades de saúde requalificadas à população. Na Zona Urbana, as unidades de saúde Solange Hortélio, Nova Cidade, Dr. Admário Santos, Morada dos Pássaros e Pedrinhas. Na Zona Rural, as unidades dos povoados de Gameleira, Lagoa Formosa e Lagoa de Maria Clemência.