A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou entre os dias 26 de fevereiro e 1° de março a primeira etapa da Oficina de Experimentação e Educação Permanente, na Escola de Formação em Saúde da Família. O curso, com carga horária de 30 horas, foi direcionado para apoiadores institucionais da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde.

A oficina tem como objetivo capacitar a equipe gestora da Atenção Básica, que atualmente é composta por diretora, coordenadoras e apoiadoras institucionais. “A Secretaria de Saúde está realizando esta capacitação em um bom momento, pois estamos em processo de renovação da nossa equipe. O curso nos ajudará a aprimorar o atendimento a nossos usuários”, comenta a diretora da Atenção Básica, Deyse Matos.

Essa primeira etapa, ministrada pela consultora Caroline Duarte, apresentou as novas ferramentas para qualificar a gestão do cuidado na Rede SUS de Vitória da Conquista. “Acredito que incentivar a educação permanente é uma forte ferramenta para fortalecer a gestão da Atenção Básica. A experiência que estamos trazendo para o município ainda está em construção, é nova no Brasil, mas tem apresentando bons resultados”, explica Caroline.

A Diretoria da Atenção Básica é responsável pela aplicação das políticas públicas da Estratégia de Saúde da Família (ESF), do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Programa Atendimento Municipal Domiciliar ao Idoso com Limitação (Pamdil).