Evento visa atualizar profissionais da Rede Municipal de Saúde

Até a próxima quinta-feira (14), o Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav) e as diretorias da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde promovem, no Polo de Educação Permanente em Saúde, uma Oficina de Atualização e Formação Profissional. O evento tem a finalidade de atualizar os profissionais da Rede Municipal de Saúde sobre os cuidados e encaminhamentos necessários dos usuários com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Segundo a coordenadora do Caav, Riviane Santana, recentemente, o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST do Ministério da Saúde publicou o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para a Atenção Integral das Pessoas com IST. “Dentro dessa atualização houve avanços muito importantes como a incorporação de alguns medicamentos novos e, também, de procedimentos do SUS relacionados a esses pacientes”, contou a coordenadora.

O PCDT pretende estabelecer critérios objetivos de diagnóstico e do chamado algoritmo de tratamento de cada doença, preconizando as doses adequadas dos medicamentos e os mecanismos de monitoramento clínico em relação à efetividade dele, além da supervisão de possíveis reações adversas. Ele também tem como objetivo criar mecanismos para a promoção do Uso Racional de Medicamentos.

Confira abaixo a programação completa: