Em apenas um dia de ação, o Saúde em Todo em Lugar fez 342 atendimentos à população do distrito de José Gonçalves nesta terça-feira (23). Esta é a sétima localidade da zona rural que recebeu o projeto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que tem o intuito de ampliar o acesso aos serviços de saúde nas áreas mais distantes do município.

A ação foi iniciada hoje com os agendamentos realizados pelos agentes de saúde do distrito e continua nestas quarta (24) e quinta-feiras (25) ofertando consultas de médico clínico, em parceria do curso de Medicina da Faculdade Santo Agostinho (Fasa).

Isabel aproveitou a oportunidade para passar pela consulta ginecológica

Moradora do distrito, Isabel Cristina Gomes, de 46 anos, aprovou a ação. “O atendimento foi excelente! Peguei todos os exames, fui examinada direitinho pela médica, muito bom. A gente precisa demais de dias assim aqui, porque as vezes é difícil marcar um exame e facilita a vida da gente”, contou.

O Saúde em Todo Lugar tem sido realizado mensalmente, desde o mês de maio deste ano, e já percorreu os distritos de Bate-Pé, Limeira e os povoados de Lagoa de José Luís, Cabeceira Lagoa de Maria Clemência e Caiçara. No próximo mês, a ação será realizada no povoado de Itapirema.

A secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira, que acompanhou a ação de hoje em José Gonçalves, afirmou que os planos são ainda maiores. “Para 2022, vamos ampliar ainda mais o alcance do projeto Saúde em Todo Lugar para ser realizado quinzenalmente, atendendo mais gente, em mais localidades. O nosso foco é fazer os serviços de saúde da rede municipal chegarem cada vez mais longe para a nossa população da zona rural que tem dificuldade nesse acesso”, finalizou a secretária.