Dona Divaneide Alves, moradora de Itapirema

“Ter esses serviços de saúde aqui tão pertinho da casa da gente facilita muito e é bom demais!” Assim descreveu dona Divaneide Alves, de 66 anos, ao participar da ação do Saúde em Todo Lugar no povoado Itapirema, nesta terça-feira (26). Ela fez consulta com médico clínico e ainda aproveitou a oportunidade para passar por outros serviços: “É muito bom. Tem um posto aqui, mas às vezes a gente quer cuidar de um problema com mais urgência e precisa deslocar para a cidade. A gente fica feliz com esse trabalho aqui da prefeitura, cuidando da gente”, complementou Divaneide.

O povoado de Itapirema foi a nona localidade da zona rural a receber o projeto Saúde em Todo Lugar, criado em 2021 para ampliar os atendimentos da Atenção Primária para a população dos povoados e distritos mais distantes da sede. “Estamos sempre fazendo o levantamento das maiores demandas em cada região e nos organizando para aumentar essa assistência na zona rural com esse projeto”, explicou a subsecretária de saúde, Kalilly Lemos, que acompanhou a ação.

Ao todo, foram mais de 500 atendimentos realizados, entre atendimentos médico clínico e pediátrico, coleta de preventivo, atendimento odontológico, aferição de pressão e glicemia, vacinação de rotina, acompanhamento nutricional do Bolsa Família, distribuição de medicamentos, teste rápido de sífilis/HIV/hepatite e avaliação antropométrica. A equipe de combate às endemias também esteve presente na ação, levando ações educativas de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Moradora do povoado, Aline Tavares, de 35 anos, levou o filho de um ano para a consulta pediátrica e aprovou a ação. “A gente precisa demais disso. A nossa comunidade é zona rural, não é pra dizer que somos carentes, mas a gente estava precisando de mais atendimentos assim, com mais atenção”, comentou.

Aline levou o filho para a consulta pediátrica

No projeto, que é realizado mensalmente, estão envolvidas as diretorias de Atenção Básica e de Vigilância em Saúde da SMS, em parceria com curso de Medicina da Faculdade Santo Agostinho (Fasa) e, dessa vez, com o Politécnico Book. As ações do Saúde em Todo Lugar já foram realizadas em Lagoa de José Luís, Bate-Pé, Limeira, Lagoa de Maria Clemência, Caiçara, Cabeceira, José Gonçalves e Assentamento Zumbi dos Palmares.