Notícias
Postado em 24 de maio de 2024 as 15:30:50
“Uma boa ação que vem pra nossa cidadezinha! Essa oferta de atendimento ficou bacana, bom pra nós, porque o coitado sair daqui da roça e deslocar lá pra Conquista não é fácil. Então aqui é bem melhor, porque livra da gente pagar a passagem e pegar estrada difícil”, foi o que seu José Ramiro, 63 anos, achou da ação do Saúde em Todo Lugar, nesta sexta-feira (24), na Unidade de Saúde do distrito de Bate-Pé, onde ele mora.

José Ramiro
Assim como ele, os moradores da região de Bate-Pé compareceram em peso a mais uma ação do projeto, que voltou à localidade, ampliando as vagas para além do atendimento rotineiro da Unidade de Saúde do distrito. Cerca de 300 atendimentos foram prestados, entre consultas com médico clínico e pediatra, exame preventivo ginecológico, aferição de pressão arterial e glicemia, cadastro e atualização do Cartão SUS e atendimento presencial da Ouvidoria da Saúde.
Darleide Santos, 30 anos, que mora no povoado de Poço Comprido II, na região de Bate-Pé, também aproveitou a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação dos seus filhos e afirmou que ações como essa facilitam a vida de quem mora na zona rural. “É bom porque melhora, dá uma adiantada pra nós aqui que necessita de alguns serviços, como a vacinação. Então ajuda muito a população, porque a gente vem e já consegue fazer”, contou ela.

Darleide Santos e seu filho
Mensalmente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem organizado as ações do Saúde em Todo Lugar em distritos ou povoados, buscando ouvir e entender as necessidades da população rural. “Sempre avaliamos os lugares que precisam dessas ações para ampliar a oferta de saúde nos locais mais distantes da sede e aqui em Bate-Pé, a ação teve uma adesão muito boa da comunidade e muita gente veio para buscar esses serviços da Atenção Primária, porque é o que nós buscamos garantir para a nossa população”, afirmou a subsecretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, que colaborou com a execução dos serviços.
O Saúde em Todo Lugar é um projeto desenvolvido desde 2021 pela SMS e já prestou cerca de 10 mil atendimentos em mais de 20 localidades da zona rural e urbana.