Unidade de Saúde de Barrocas

Na manhã desta quinta-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou o projeto “Saúde em Todo Lugar” na comunidade quilombola de Barrocas, localizada no distrito de Cabeceira do Jiboia. 

A ação levou atendimento médico (psiquiátrico, clínico e dermatológico), atualização do Cartão SUS, cadastramento Ciptea para pessoas com transtorno do espectro autista, hemoglobina glicada, equipe e-mult, teste rápido (Caav), vacinação e atendimento odontológico para as 374 famílias cadastradas na Unidade de Saúde de Barrocas, além de pessoas de localidades próximas.

Segundo a secretária de Saúde, Fernanda Maron, o projeto tem o objetivo de levar o atendimento a comunidades rurais que têm dificuldade de acesso à Unidade de Saúde. “Hoje estamos equipe com todos os serviços ofertados pela equipe de saúde de Capinal, mas também estamos com o odontomóvel, médicos psiquiatra e dermatologista, equipe do Caav e do Ciptea, tudo isso para garantir o atendimento para quem mais precisa”.

A apoiadora da Diretoria de Atenção Básica, Clareana Ferraz, explicou que a oferta do atendimento foi organizada com agendamento e também por demanda espontânea. “Hoje é de muita alegria porque atendemos pessoas que muitas vezes não conseguem ir até a unidade por várias questões, como por exemplo, a dificuldade de locomoção, então o projeto facilita muito a vida delas”, disse. 

Manuel Figueiredo de Brito, de 57 anos, que mora em Borrocas há 30 anos, aproveitou a vinda da equipe para atendimento com o clínico. “Eu tinha uns exames e aproveitei para fazer o retorno com médico clínico. O atendimento aqui é bem melhor que na unidade”.