Na manhã desta terça-feira, 29, a equipe da Estratégia Saúde em Movimento, do Governo do Estado da Bahia, recebeu a visita do prefeito Guilherme Menezes, do vice-prefeito Joás Meira e do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, acompanhados pelas equipes do governos Municipal e Estadual.

Desde o dia 26 de outubro, o Arena Miraflores, cedido gratuitamente pelo empresário Marcelo Flores parceiro do evento, está recebendo usuários do Sistema Único de Saúde – maiores de 60 anos e com problemas de catarata congênita – para realização de consultas oftalmológicas e cirurgia. Uma equipe de mais de 100 profissionais fazem o acolhimento, a triagem, as consultas as e cirurgia. Antes do procedimento cirúrgico, os pacientes levam cerca de uma hora na ação que vai da recepção ao acolhimento.

“É com essas iniciativas que se faz saúde pública. O serviço público é de qualidade quando há determinação política de fazer. E o Saúde em Movimento é uma prova disso”, declarou o prefeito Guilherme Menezes.

A 56ª edição do Saúde em Movimento comporta o atendimento de 1.000 consultas e 250 cirurgias de cataratas por dia. Até esta segunda, 28, mais de 800 cirurgias e 1.745 consultas já tinham sido realizadas. O secretário de saúde da Bahia, Jorge Solla, destacou a iniciativa: “O Saúde em Movimento é o maior programa de acesso a oftalmologia no Brasil, oferecendo o que de melhor de tecnologia na área de assistência oftalmológica”.

Valdemar dos Santos

Para Valdemar dos Santos, morador de Belo Campo, a iniciativa surgiu em boa hora. “Sofro com a catarata há três anos, então é bom ter essa oportunidade de fazer o tratamento aqui. Fui muito bem atendido, não tenho do que reclamar”, disse.