Nesse domingo, 25, a Unidade de Saúde da Família Nestor Guimarães desenvolveu uma série de atividades educativas com o objetivo de sensibilizar a população masculina local, estimulando o autocuidado e hábitos saudáveis. A enfermeira da unidade, Maria Tânia, falou sobre a iniciativa. “Hoje nós abrimos o posto excepcionalmente para atender a população masculina. Sabemos que os homens pouco frequentam as unidades básicas de saúde, quase não fazem a prevenção. Por isso, estamos dedicando atenção especial a saúde do homem nesse mês”, afirmou.

Durante o dia, os homens que passaram pela unidade tiveram acesso a diversas atividades e serviços, como palestras educativas de prevenção e combate as DSTs e câncer, atendimento médico, aferição de pressão e glicose, imunização, realização de exames de HIV e sífilis e atendimento odontológico.

O público aprovou a iniciativa. O autônomo Manoel Ferreira destacou a importância da ação. “Essa atividade foi muito boa, eu costumo fazer exames regularmente, mas tem muitos homens que não fazem e acabam se complicando depois, desenvolvendo doenças que poderiam ser evitadas. Por isso, atividades como essa são bastante importantes”, afirmou.

Já o segurança Jorge Barbosa, aproveitou para colocar os exames em dia. “Eu vi o mutirão ali e pensei que não custava nada vir aqui fazer um check-up. Eu acho muito importante que a Prefeitura realize essas ações porque eu mesmo não costumo fazer exames regularmente”, afirmou.