As ações do mês de campanha do Novembro Azul têm criado espaços com o objetivo de ampliar a discussão sobre prevenção contra o câncer de próstata e alertar aos homens sobre o cuidado integral com a saúde. Foi nesse intuito que o CAPS II realizou na manhã desta terça-feira (19) uma ação de prevenção e cuidados voltados para os pacientes do serviço e também familiares.

“Hoje, aqui, eu já fiz o teste de glicemia e já me deram o encaminhamento para fazer o exame PSA para já fazer no laboratório sem precisar esperar muito. Já tinha feito o exame PSA e o de toque há três anos e vou fazer de novo agora”, conta Joâneo Silva (46), paciente do CAPS II há 10 anos.

Os pacientes puderam fazer aferição de pressão, teste de glicemia, corte de cabelo, receber orientações relacionadas à saúde do homem na sala de espera e fazer um lanche compartilhado.

“Realizamos essa ação visando a saúde integral do paciente para além do sofrimento mental. Tentamos incentivar os homens para que procurem se cuidar mais e também oferecer alguns desses serviços aqui”, explica Letícia Lima, enfermeira dos CAPS II.

Marcos Antônio incentiva também que todos os homens cuidem da saúde

Para alguns pacientes, o acompanhamento psicossocial oferecido pelo CAPS tem despertado o interesse pelo cuidado com outros aspectos da saúde física, como é o caso de Marcos Antônio (26), que é paciente do serviço há cinco anos. “Desde quando eu entrei no CAPS eu preservo minha saúde e ainda mais agora que a gente está no Novembro azul. O homem tem que se livrar dos preconceitos da sociedade e cuidar da saúde”, pontua.