Notícias
Postado em 8 de junho de 2025 as 15:00:43
O Clube de Desbravadores Estrelas, grupo de crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos, vinculado à Igreja Adventista do Sétimo Dia, visitou hoje (8) a central do SAMU 192. O momento foi reservado para um treinamento de primeiros socorros com a equipe.
As técnicas apresentadas foram para situações de engasgo e parada cardiorespiratória com demonstração das manobras. Eles convidaram as crianças e adolescentes para testarem na prática as técnicas ensinadas, como o posicionamento correto das mãos e quais passos devem ser seguidos.
Ainda passaram orientações essenciais para socorrer alguém, informando o número das diferentes autoridades de resgate e assistência, como: 190 (Polícia Militar); 193 (Corpo de Bombeiros), e o próprio 192 (Samu). Destacaram também a importância de manter a calma no momento da ligação para que a equipe possa entender a situação e oferecer um atendimento mais eficaz.
A coordenadora do Samu, Graciele Tavares, explicou a atividade e sua relevância. “Esse treinamento é um complemento das atividades que o clube já promove, recebemos o convite para trazer esse conhecimento a partir da nossa experiência. Além das técnicas, também falamos sobre como ligar para o serviço e a importância de não passar trotes” declarou.
- Graciele
- Danilo
A atividade foi elogiada pelo diretor do clube, Danilo Moreira, que afirmou o sucesso do treinamento. “Agradeço à equipe por nos recepcionar tão bem no espaço. Considero de vital importância pois é uma oportunidade de aprender ‘in loco’ manobras de primeiros socorros e com certeza eles serão multiplicadores desse conhecimento” finalizou Danilo.
A pequena desbravadora, Rebeca Passarinho, de 11 anos, avaliou a oficina positivamente, e garantiu que trouxe resultados. “Eu achei legal, estou gostando muito, aprendi muitas coisas, e talvez um dia eu coloque em prática”. Após a oficina, os desbravadores conheceram uma ambulância de emergência e fizeram um tour na sede da Central.