Na manhã dessa segunda-feira, 18, teve início a formação continuada para os agentes da Sala de Leitura que atuam nas escolas municipais das zonas urbana e rural de Vitória da Conquista. O aperfeiçoamento acontece até a próxima quinta-feira, 21, na Secretaria Municipal de Trabalho Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre).

A formação oferecerá aos agentes aulas teóricas e práticas, nas quais eles deverão interagir e produzir materiais para estimular os alunos no interesse pela leitura. Durante os quatro dias do evento, os agentes terão oficinas de produção de jogos de leitura, contação de histórias e planejamento.

Segundo a coordenadora do Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação, Alcina Lúcia, “a palavra que deve fazer parte do trabalho do agente é encantar. É necessário acreditar na proposta da Sala de Leitura, para que possamos fazer as crianças se deslumbrarem com os livros”, disse.

Maria Aparecida Brito, agente de leitura da Escola Municipal Padre Aguiar

Para a agente de leitura da Escola Municipal Padre Aguiar, Maria Aparecida Brito, o projeto da Sala de Leitura é muito enriquecedor. “Acredito que todos os funcionários da escola precisam trabalhar juntos para mostrar aos alunos a importância e a necessidade da Sala de Leitura. Tudo começa quando conseguimos encantar os professores, pois, assim, eles colaboram para o sucesso da aprendizagem. Ano passado, só no segundo semestre, cerca de 90% da turma da 3ª série leu mais de 25 livros”.

Ibeane Campos Moreira, agente da Escola Municipal Pedro Francisco de Morais

A agente Ibeane Campos Moreira começou a trabalhar este ano na Escola Municipal Pedro Francisco de Morais, mas já está satisfeita com o projeto. “O dia foi maravilhoso, eu me surpreendi, foi além das minhas expectativas. A proposta apresentada é excelente, esse trabalho já vem sendo desenvolvido pela outra agente que já atuava na unidade”.