Educação
Postado em 19 de março de 2013 as 17:12:07
Na manhã dessa segunda-feira, 18, teve início a formação continuada para os agentes da Sala de Leitura que atuam nas escolas municipais das zonas urbana e rural de Vitória da Conquista. O aperfeiçoamento acontece até a próxima quinta-feira, 21, na Secretaria Municipal de Trabalho Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre).
A formação oferecerá aos agentes aulas teóricas e práticas, nas quais eles deverão interagir e produzir materiais para estimular os alunos no interesse pela leitura. Durante os quatro dias do evento, os agentes terão oficinas de produção de jogos de leitura, contação de histórias e planejamento.
Segundo a coordenadora do Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação, Alcina Lúcia, “a palavra que deve fazer parte do trabalho do agente é encantar. É necessário acreditar na proposta da Sala de Leitura, para que possamos fazer as crianças se deslumbrarem com os livros”, disse.
Para a agente de leitura da Escola Municipal Padre Aguiar, Maria Aparecida Brito, o projeto da Sala de Leitura é muito enriquecedor. “Acredito que todos os funcionários da escola precisam trabalhar juntos para mostrar aos alunos a importância e a necessidade da Sala de Leitura. Tudo começa quando conseguimos encantar os professores, pois, assim, eles colaboram para o sucesso da aprendizagem. Ano passado, só no segundo semestre, cerca de 90% da turma da 3ª série leu mais de 25 livros”.
A agente Ibeane Campos Moreira começou a trabalhar este ano na Escola Municipal Pedro Francisco de Morais, mas já está satisfeita com o projeto. “O dia foi maravilhoso, eu me surpreendi, foi além das minhas expectativas. A proposta apresentada é excelente, esse trabalho já vem sendo desenvolvido pela outra agente que já atuava na unidade”.