Notícias
Postado em 30 de novembro de 2019 as 18:07:55
Durante todo o sábado (30), as unidades de saúde da zona urbana estiveram abertas para a vacinação da população adulta contra o sarampo. Uma das pessoas que não perdeu a chance de vacinar foi Paulo Sérgio do Prad. Ao chegar em sua casa pela manhã, ele encontrou uma agente comunitária de Saúde conversando com sua esposa. A profissional alertava sobre o dia “D” da segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo em Vitória da Conquista. Como a esposa já estava com o cartão atualizado, Paulo foi até a Unidade de Saúde da Família Solange Hortélio garantir a sua dose. Sobre a mobilização realizada pela Prefeitura Municipal para a vacinação, ele avalia: “É importante porque tem muita gente que não sabe, eu mesmo não sabia.” Por isso, o papel da agente de saúde foi fundamental: “Ela passou pra gente todos os cuidados, as prevenções, e a importância; ela explicou pra gente certinho.”

Quando soube que era o Dia “D” de vacinação contra o sarampo, Paulo não perdeu tempo e foi à unidade de saúde mais próxima
Ao longo do último mês, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um trabalho intensivo de sensibilizar e convocar a comunidade para a vacinação, a exemplo do trabalho dos agentes comunitários. O Dia “D” tem como foco o público entre 20 e 29 anos, mas quem buscou vacinação hoje foi atendido. Até o fim da campanha, a expectativa é de que 60.462 desses adultos estejam vacinados.
“O objetivo é a gente criar uma grande barreira imunológica, para que todos possam estar prevenidos contra o sarampo, que é uma doença que vem sendo reintroduzida no país em virtude de fluxos internacionais, da grande imigração. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde e todos os profissionais de saúde estão mobilizados, para que a gente possa oferecer à comunidade essa vacina de maneira mais acessível e mais abrangente possível”, explica o secretário municipal de Saúde, Alecsandro Costa, que acompanhou a ação neste sábado.

Emily também aproveitou a oportunidade para atualizar seu cartão de vacinação
Quem também esteve na Unidade de Saúde da Família Solange Hortélio para se imunizar contra o sarampo foi Emily Silva. Aos 22 anos, ela está dentro do público-alvo da campanha e fez questão de participar. Para ela, a prevenção é fundamental: “É importantíssimo. O meu cartão está sempre completo, só faltava essa dose pra eu tomar.”