Intervenções nas rotatórias da Avenida Rosa Cruz estão transformando a paisagem local. Graças aos serviços executados pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, esses espaços apresentam nova ornamentação.

Um paisagismo clássico com o toque tropical das plantas adaptadas ao clima da cidade embelezam as áreas, que receberam grama especial e palmeiras ornamentais. Espécies como as sumaúmas, que por atingir cerca de 30 metros de altura não eram adequadas para as rotatórias, foram transplantadas e substituídas por dracenas tricolores, por exemplo.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Luzia Vieira, explicou que essas plantas não interferem na visibilidade dos motoristas. “Tivemos inclusive o cuidado de colocar as palmeiras no centro da rotatória em frente ao INSS, para não causar nenhuma dificuldade de visão aos motoristas, até mesmo os de carretas”, completou.

A rotatória que fica na esquina com a Avenida Siqueira Campos recebeu melhorias no solo com o objetivo de proporcionar a tamareira que existe ali mais nutrientes. “Aquela tamareira foi um presente que o padre Bruno Baldacci deu a cidade. É uma espécie muito rara que ele trouxe da Europa”, lembrou a secretária.

A decoração dos canteiros nas rotatórias não fica restrita ao dia. Nos locais foram instaladas lâmpadas coloridas que embelezam a paisagem durante a noite, proporcionando aos locais uma iluminação cênica.

Os jardineiros e demais profissionais da Secretaria de Meio Ambiente também trabalharam na rotatória da Avenida Bartolomeu de Gusmão, que recebeu um novo canteiro. Palmeiras da espécie Areca Bambu, dracenas tricolores e grama esmeralda em placas dão nova vida ao espaço, que recebeu acabamento em brita. “Tudo isso com o objetivo de dar nova performance a nossa cidade”, concluiu Luzia.