Uma nova viatura, com duas guarnições, será responsável exclusivamente por garantir a segurança da área oeste da zona rural do município

A zona rural de Vitória da Conquista é formada por 284 povoados e 12 distritos, incluindo a sede. A fim de garantir segurança em parte desse território, localizado no lado oeste do município, foi lançada oficialmente na tarde desta quinta-feira, 4, a Ronda Rural. A iniciativa, da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar, conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

A novidade é uma nova viatura que, desde segunda-feira, 1, está responsável exclusivamente por percorrer o oeste rural de Vitória da Conquista, onde estão situadas localidades como Iguá e Bate-Pé, além de um alto número de pequenos povoados. As duas guarnições rurais, cada uma composta por quatro policiais militares, também estão exclusivamente a serviço dessa população. Eles se revezam em turnos diários de doze horas seguidas, normalmente durante a tarde e a noite.

Apoio – A parceria com a Prefeitura Municipal consiste no apoio que será oferecido aos policiais da Ronda Rural, por meio das escolas municipais localizadas na região atendida. “Em determinados momentos as guarnições vão parar para tomar uma água ou fazer uma refeição. Ao mesmo tempo em que oferecemos segurança, aproveitamos também o apoio da Prefeitura”, diz o major Medeiros

Além disso, há o apoio do Governo Municipal à criação de uma nova companhia de policiamento que tenha atuação exclusiva na zona rural. Segundo o chefe de Gabinete, Márcio Higino, que representou o prefeito Guilherme Menezes no ato de lançamento da Ronda Rural, a ideia já foi apresentada formalmente pelo Governo Municipal ao Governo do Estado. “O governador e o secretário estadual de Segurança se comprometeram. Os estudos já estão sendo realizados para a criação da nova companhia para cuidar da área rural”, afirma Higino. “Entendemos que a Ronda Rural já seja um embrião dessa nova possibilidade que vai trazer paz e segurança para o interior do município”.

Paz e segurança – A novidade agradou a diretora Nélia Rocha, do Círculo Escolar Integrado do Pradoso. Nesse distrito, localizado na área atendida pela Ronda Rural, está a Escola Municipal José Rodrigues do Prado, sede do círculo, que engloba ainda outras cinco unidades escolares e uma comunidade espalhada por cerca de 20 povoados do entorno. “Acreditamos que a educação não anda sozinha, e esta parceria com a segurança pública nos possibilita trabalhar com mais tranquilidade”, afirma.

Outro que declarou apoio à Ronda Rural foi o agricultor Edivaldo José da Mota, que há mais de trinta anos vive no distrito de Bate-Pé. “Lá a gente tem colégio, comércio, muitas coisas, e precisamos de segurança”, diz. “Com esse policiamento vai ficar muito bom, porque vamos ter mais segurança, paz e prosperidade no dia a dia”.