Com a temática “Agosto, mês da visibilidade lésbica no Brasil: uma reflexão sobre igualdade e respeito”, foi realizada uma roda de conversa sobre o “Agosto Lésbico”, nesta sexta-feira (30), no Centro Integrado de Direitos Humanos. Promovido pela Coordenação de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), e pelo Conselho Municipal da Diversidade Sexual e de Gênero (CMDSG), o evento tratou de assuntos pertinentes à população LGBTQIAPN+ do município de Vitória da Conquista.

José Mário Barbosa

De acordo com José Mário Barbosa, coordenador municipal de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT , o mês de agosto é referência para os movimentos sociais e lideranças, mas o debate sobre políticas públicas, de afirmação, defesa e combate à violência contra as mulheres lésbicas no Brasil, acontece durante o ano todo.

“A roda de conversa de hoje foi pensada com o objetivo de dialogarmos sobre direitos, leis e portarias que já existem, para que todas as pontas de atendimentos que lidam com essa comunidade no dia a dia tenham informações e possam não só respeitar os espaços de escutas, mas também evitar que as violências sejam replicadas”, explicou o coordenador, que complementou: “Dar voz, visibilidade e mostrar para a sociedade que nós somos pessoas, que nós trabalhamos, produzimos, esse é o compromisso do nosso movimento”.

Isadora Oliveira

Na fala de abertura do encontro, a presidente do Conselho Municipal da Diversidade Sexual e de Gênero (CMDSG), Isadora Oliveira, destacou a importância de se pensar políticas públicas que atendam às necessidades do público, na prática.

“Essa discussão é muito importante, especialmente quando a gente fala dos atendimentos à comunidade, lá na ponta, nas unidades de saúde, nas escolas, nos centros de referências sociais, entendendo que cada pessoa tem suas especificidades e diferenças. É fundamental que todos possam ter esse tipo de informação para que a gente não precise sempre brigar, porque, no fim, são nossos direitos”, disse Isadora.

Dia da Visibilidade Lésbica

No dia 29 de agosto é comemorado nacionalmente o Dia da Visibilidade Lésbica. A data foi criada por ativistas, em 1996, durante o 1º Seminário Nacional de Lésbicas, no Rio de Janeiro. Trata-se de um dia dedicado a discutir políticas públicas de combate à lesbofobia e dar visibilidade à comunidade lésbica no Brasil.

Coordenação de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT

Atualmente, a Coordenação de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT assiste 45 pessoas da comunidade, com atendimentos jurídicos e psicológico. O acompanhamento também inclui as famílias e padrinhos dos assistidos.

Além disso, também estão em atendimento 33 homens trans, que são acompanhados por um médico endocrinologista e encaminhados para a Unidade de Saúde João Melo.

Esse serviço de acompanhamento está em vigência na Coordenação desde 2017.